//
você está lendo...
Fotos, Imprensa, Notícias

Projeto Rondon Minas realiza debate sobre a produção de lixo em Januária/MG.

Por Tatiane Mendes – ASA.

A Cáritas Diocesana de Januária recebeu pela quinta vez o Projeto Rondon Minas. Dentre muitas ações realizadas no período de 01 a 13 de Julho em que a equipe esteve em Januária ações para refletir o desenvolvimento sustentável no município foram promovidas pelo grupo Rondon.

Equipe Rondon no lixão de Januária
Foto Junia coordenadora Projeto Rondon

Com enfoque no diagnóstico do lixo que a cidade produz, ou seja, a quantidade de resíduos mapearam a localização e atuação dos catadores de material reciclável, além de promover visitas aos lixões. Também foram realizadas reuniões com representantes do Poder Público Local, Secretaria de Meio Ambiente, Educação, Cultura, dentre outros a fim de mobilizar e conscientizar a cidade na redução e reutilização de resíduos sólidos.

Participaram de um Seminário, que aconteceu no dia 13 de julho com cerca de 58 pessoas, representantes de diversas organizações, como Pequeno Davi, Cáritas Diocesana, Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Projovem, AREJAN (Associação de Reciclagem de Januária) dentre outros.

Segundo Júnia (Coordenadora do Projeto), teve atuação com o foco na temática resíduos sólidos urbanos, o objetivo maior foi a sensibilização das lideranças e entidades locais e instituições de ensino para a questão de manejo dos resíduos sólidos urbanos, disposição final dos mesmos. Buscou-se também a mobilização da associação de catadores e recicladores tendo em vista a necessidade de promoção social dos mesmos.

As atividades desenvolvidas pelo projeto, nessa intervenção diagnóstico, possibilitaram a identificação de demandas referentes à coleta, disposição final dos resíduos, execução de ações voltadas para educação ambiental, reciclagem, redução de resíduos, fortalecimento de associações de catadores de materiais recicláveis, inclusão social dos mesmos e a sensibilização do poder público, da iniciativa privada, das instituições não governamentais e da população buscando-se a proposição de ações para as questões referentes aos resíduos sólidos urbanos.

A intervenção na comunidade de Cabecerinha por sua vez permitiu o encontro com uma realidade muito distante da vivida na capital e nos grandes centros urbanos. Isso possibilitou ao grupo a reflexão acerca dos nossos afazeres profissionais. Fato esse intrínseco a pratica extensionista, uma prática interdisciplinar por excelência constituída no diálogo da academia com o popular.

A intervenção possibilitou a ampliação do ensino da sala de aula e de aperfeiçoamento do saber. Saída da comunidade acadêmica de seus confortáveis muros e entrada de grupos não acadêmicos através de suas demandas e questionamentos. Um exercício da função social da universidade e democratização do conhecimento científico.

O Projeto Rondon Minas tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado e sustentável, realizando ações educativas e de promoção da cidadania que incentivem as comunidades a se organizarem política e coletivamente. Busca-se a emancipação das pessoas e a formação de agentes multiplicadores e fortalecimento das lideranças locais.

Projeto Rondon – Lixão e Januária

About these ads

Sobre Pri

Comunicadora popular da rede ASA(articulação do semiárido brasileiro), Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e contribuo com a rede Amigos de Januária.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Junte-se a 1.516 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.516 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: