//
você está lendo...
Notícias

”PAV” Perguntas e respostas.

Alunos com déficit de aprendizagem e com a idade/ano de escolaridade defasados tem a disposição o Projeto  Acelerar para Vencer ( PAV ).  Sexta-feira (14), Adriany David Cangussu, analista educacional da superintendência  regional de ensino, concedeu entrevista sobre o PAV a repórter cidadã Bianca Karen.

1-O QUE É O PAV,E QUAL É OS EU PRINCIPAL OBJETIVO?

O pav_Projeto de Acelerar para vencer,é um projeto de aceleração de aprendizagem para alunos com idade /ano de escolaridade defasados. Segundo a resolução SEE/MG nº 1033/2008 seus principais objetivos são:

.Aumentar a proficiêncicia média dos alunos do ensino fundamental;

.Reduzir, progressivamente, as taxas de distorção idade/ano de escolaridade;

.Promover a aquisição de competências e habilidades básicas indispensáveis ao sucesso do aluno na vida e na escola;

.Fortalecer a auto-estima dos alunos, inserindo-os no ano escolar adequado para o prosseguimento dos estudos.

2-QUAL É A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS ATUALMENTE NOS PAVS AQUI DA CIDADE?

Em Januária o pav atente aproximadamente 72 alunos no 1º período (6º e 7º anos) e 326 alunos no 2º período (8º e 9º anos).

3-EM QUANTAS E QUAIS ESCOLAS OS MESMOS ESTÃO DIVIDIDOS?

Dez escolas oferecem o projeto em Januária,saber:

.EE Cônego Ramiro Leite

.EE Caio Martins

.EE José Manoel Cirino

.EE Monsenhor Florisval Montalvão

.EE Nossa Senhora de Fátima

.EE Princesa Januária

.EE Prof. Onésimo Bastos

.EE Prof. Claudemiro Alves Ferreira

.EE São José

.EE Simão Viana da Cunha Pereira

4-QUAIS SAO OS ALUNOS APTOS A SE MATRICULAREM NO PAV?E COMO É FEITA A SELEÇÃO DOS MESMOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA?

Participantes do PAV alunos com 2 ou mais anos de defasagem idade/ ano de escolaridade em decorrência de múltiplas repetência e evasão.

5-QUAIS SAO OS RECURSOS FINANCEIROS MENSAIS E ANUAIS QUE SAO DISPONIBILIZADOS PELO GOVERNO FEDERAL PARA A MANUTENÇÃO DO PAV?

A SEE/MG, não disponibiliza recursos financeiros sistematicamente para o projeto.Foram viabilizados livros didáticos apropriados e específicos ao PAV, assim como, recursos financeiros para aquisição de acevo literário e capacitação no ano de 2008 e 2009 para professores e especialistas que trabalham com o projeto.

6-QUAL FOI O ÍNDICE DE CONCLUINTES DO PAV DESDE QUE FOI IMPLANTADO NA CIDADE?

Não temos dados precisos.

7-APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PAV JA É POSSÍVEL PERCEBER ALGUMA MUDANÇA NA EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NELE MATRICULADOS?

Já recebemos depoimentos de escolas a respeito do melhor desempenho dos alunos em anos de escolaridade subseqüentes.

8- O QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO NO PAV ,OU ESTÁ TUDO BEM DA FORMA COMO ESTA?

A postura da escola como um todo deve mudar com relação ao PAV. Esses alunos são frutos da escola, possuem uma defasagem que compromete a autoestima e precisam de atenção especial: os melhores professores, boas estratégias de ensino, a melhor sala, atendimento diferenciado, bons projetos na área de Educação Física, etc. Para estimular a permanência dos alunos na escola, evitando a evasão –bem característico dos alunos do PAV.

9-HÁ RELATOS QUE UMA BOA PARTE DOA ALUNOS QUE SE FORMAM NO PAV,PASSAM SEM SABER O BÁSICO DA EDUCAÇÃO,EM OUTRAS PALAVRAS,PASSAM EMPURRADOS.ESSES RELATOS REALMENTE SE CONFIRMAM?

Relatos como esses são comuns no que tange a toda Educação Básica. Nem sempre tem fundamento. È compromisso da escola trabalhar de forma adequada para que todos os alunos consolidem suas capacidades/habilidades no tempo certo. Todos são capazes de aprender e os professores precisam mudar suas estratégias de ensino.Não há espaço para o professor que entra na sala e diz para abrir o livro na página X. Os recursos tecnológicos, se bem utilizados, são ferramentas importantes para chamar a atenção dos alunos contribuindo de forma significativa no processo ensino-aprendizagem.

10-O GOVERNO TEM ALGUMA PROPOSTA DE MUDANÇA,OU DE QUAL SERÁ O FUTURO DO PAV?

A proposta do governo é que o PAV seja encerrado este ano.Para tal, é compromisso da escola não gerar mais demanda de alunos para o projeto.

11-TEM ALGUM PROJETO DE MELHORIA OU DE AMPLIAÇÃO DO PAV?

Não

12-VOCÊ CONCORDA COM A FORMA DE ELABORAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO PAV?JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.

O PAV é um projeto temporário que foi organizado para atender uma demanda significativa de alunos com defasagem, proporcionando oportunidade de acelerar o processo para que recuperassem o tempo perdido.Creio que é uma boa proposta, na verdade, emergencial.O melhor é que não haja demanda para projetos como esse.

About these ads

Sobre cristger

eu sou uma pessoa determinada e confiante sei o que quero e o que não quero eu sou simplismente eu...

Discussão

Um comentário sobre “”PAV” Perguntas e respostas.

  1. Muito interessante a entrevista, creio que muita gente não conhece esse projeto. Gostaria de saber o que pensam os alunos que já participaram…

    Publicado por jamilaventurini | novembro 7, 2011, 2:05 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Junte-se a 1.514 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.514 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: