//
você está lendo...
Fotos, Notícias, Textos

Sobre o Festival Internacional de Cultura Digital

Depois do texto sobre a participação do “Projeto Amigos de Januária”, no Festival Internacional de Cultura Digital – RJ, chegou a hora de falar um pouco sobre os acontecimentos e espaços do festival.

ODEON - ABERTURA DO FESTIVAL

ODEON - RJ

A abertura do CulturaDigital.br, aconteceu no Cine ODEON, no dia 02/12/2011, por volta das 21:00 horas, e contou com a presença de estudiosos, personalidades e  políticos do cenário Cultural Digital carioca e brasileiro. Entre os presentes que ocuparam a mesa de cerimônia, destaque para Yochai Benkler (Professor de Direito na Universidade Harvar e co-diretor do Berkman Center of Internet and Society) e Gilberto Gil (Músico, Ex-Ministro da Cultura [2003-2008] e embaixador do Festival). Nos outros dias 03/12 e 04/12/2011, o ODEON também foi utilizado para inúmeras palestras (Palestrantes: Michel Bauwens, Heloisa Buarque de Hollanda, Kenneth Goldsmith, Hugues Sweeney, Paulo Coelho e Phillippe Aigrain).

MAM - RJ

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM- RJ) foi o espaço reservado para agregar a maior parte dos acontecimentos do Festival, ele estava dividido basicamente em 6 espaços:

Mostra de Experiências - Amigos de Januária

Arena - Espaço para debates

Ônibus Hacker

1 – Mostra de Experiências: onde todos os dias (02/12 á 04/12/2011 – inicio as 10:00 horas da manhã), os representantes de projetos de cultura digital de vários países apresentavam seus trabalhos em 15 minutos.

2 – Visualidades: exibições e criações artísticas no espaço dedicado à experimentação estética. Além das apresentações, rodas de conversa sobre os projetos em destaque.

3 – Laboratório Experimental: espaço dedicado à apropriação crítica e ao desenvolvimento de tecnologias baseadas em princípios abertos e livres, além de workshops pontuais em meio à programação da área.

4 – Arena: rodas de conversa sobre questões políticas e estéticas da atualidade, com participação aberta ao público.

5 – Encontro de Rede: coletivos, grupos de pessoas e instituições organizaram-se durante o Festival, encontros internos que potencializaram interlocuções com outras comunidades e com o público.

6 – Espaço Multimídia: laboratório coletivo de produção e compartilhamento de conteúdo produzido e criado no Festival.

No dia 04/12/2011, por volta das 19:00 horas, aconteceu o Show de Encerramento, no placo do MAM – RJ, denominado “A Revolução do Frevo”, com a participação de vários músicos.

As fotos oficiais do festival podem ser vistas na integra, através do Flickr do “Festival Internacional de Cultura Digital”. Outros textos e conteúdos estão disponíveis no próprio site do Festival: www.culturadigital.org.br e na página do evento, no Facebook.

Cristo Redentor

No Flickr do Projeto “Amigos de Januária”, também é possível visualizar algumas fotos do Festival, feitas pelos repórteres cidadãos, além de algumas imagens de pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, fotografados no tempo livre antecedente ao inicio do Festival.

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Junte-se a 1.514 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.514 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: