//
você está lendo...
Fotos, Notícias

Casas do “Minha Casa Minha Vida” finalmente são entregues

Em Januária-MG, próximo ao trevo que dá acesso ao distrito de Brejo do Amparo, existem inúmeras casas populares do Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” (PMCMV) que estavam prontas já há algum tempo e agora são entregues as famílias cadastradas. Os moradores são pessoas que não possuíam residência, moravam em situação de risco ou que perderam suas casas.

Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, ela já esta estabelecida no local a quase 3 meses, entretanto as casas já estavam prontas a um bom tempo, como pode ser percebido nas fotos tiradas em abril deste ano. Algumas casas ainda não foram entregues e as ruas onde estão localizadas as mesmas não possuem calçamento, o que acarreta muita poeira feita por veículos quando passam por ali.

O Programa Minha Casa Minha Vida – Recursos FAR é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela CAIXA, que consiste em aquisição de terreno e construção ou requalificação de imóveis contratados como empreendimentos habitacionais em regime de condomínio ou loteamento, constituídos de apartamentos ou casas que depois de concluídos são alienados às famílias que possuem renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. A execução das obras do empreendimento é realizada por Construtora contratada pela CAIXA, que se responsabiliza pela entrega dos imóveis concluídos e legalizados.

As famílias a serem beneficiadas pelo Programa são indicadas e selecionadas pelo município ou Governo do Estado/Distrito Federal. O governo Estadual ou Municipal assina o Termo de Adesão com a CAIXA, que a partir desse momento passa a receber propostas de aquisição de terreno e produção ou requalificação de empreendimentos para análise junto com a documentação necessária.

 

Tipologia mínima apresentada para casa térrea:

•          02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço;

•          Transição: área útil mínima de 32 m² (não computada área de serviço).

•          Acessibilidade: área útil mínima de 36 m² (não computada área de serviço).

Discussão

3 comentários sobre “Casas do “Minha Casa Minha Vida” finalmente são entregues

  1. Estou curiosa saber se as pessoas que vão habitar as casas vejam o design como apropriado para as suas necessidades.

    E como são escolhidas as famílias? Em base de que critérios?

    Também experiência mostra que não basta construir casas, como vcs observam, mas é preciso também criar infrastructuras adequadas para que estes bairros virem ‘sustentáveis’ e lugares bons para morar.

    Publicado por giantpanda | setembro 6, 2012, 10:59 am
  2. boa tarde eu gostaria de saber como ter minha casa minha vida

    Publicado por pedro barbosa dos santos | fevereiro 14, 2014, 2:47 pm
    • Olá Pedro, na matéria existem vários links que explicam sobre o programa, leia com mais atenção e navegue pelos mesmos. Aconselhamos ainda a procurar a Secretária de Assistência Social da cidade onde é feito o cadastro ou ainda a Caixa Econômica Federal para maiores informações. Boa Sorte!

      Publicado por Mídia Cidadã | fevereiro 14, 2014, 7:13 pm

Deixe uma resposta

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

