//
você está lendo...
Fotos, Textos

Amigos de Januária: 1 ano de blog.

O projeto de jornalismo cidadão “Amigos de Januária” aconteceu nos meses de setembro e outubro de 2011. Idealizado pelas jornalistas Amanda Rossi e Jamila Venturini recebeu o apoio de vários órgãos do mundo todo como: a Associação Amigos de Januária (ASAJAN) através do jornalista Fábio Oliva (também coordenador e instrutor do projeto), a organização internacional Rising Voices, onde nosso curso foi o primeiro financiamento da instituição no Brasil, houve apoio também da ONG Artigo 19, a E. E. Olegário Maciel (espaço para os encontros) e mais de 70 pessoas que contribuíram através da plataforma de financiamento livre Catarse.

Durante o curso de formação cidadã, os jovens selecionadas da cidade de Januária-MG, aprenderam a criar e a atualizar blogs, escrever textos jornalísticos, acessar online dados sobre orçamentos públicos, fazer pedidos de informação, trabalhar nas redes sociais afim de informar a população, além de gravar vídeos pela cidade, tirar fotos, escrever um jornal, e fazer diversas reportagens que podem ser vistas através do nosso blog: http://www.amigosdejanuaria.wordpress.com.

O intuito do projeto foi oferecer a jovens januarenses preocupados com o futuro de seu município a oportunidade de aprender técnicas e ferramentas multimídia para o monitoramento e a participação mais ativa na gestão de sua cidade, estado e até mesmo país. Apesar da Constituição Federal e da Lei de Acesso a Informação garantir a disponibilidade dos dados públicos a qualquer interessado, o grupo de repórteres cidadãos puderam perceber na prática que receber tais informações se caracteriza como uma enorme dificuldade a ser vencida em seu município.

O curso foi apenas o início para as possibilidades que se apresentam para o blog, para os jornalistas cidadãos e para todos os indivíduos que queirão melhorar o lugar onde vivem e participar da construção de um município, estado e país mais justo e igualitário. Agora com um ano de existência, os “Amigos de Januária” crescem ainda mais, contando com um numero cada vez maior de leitores. Tudo isso impulsiona o trabalho realizado pelo grupo, cuja principal função é informar a população sobre os principais acontecimentos referentes à administração pública local que de um modo ou de outro influenciam na vida dos cidadãos.

As inúmeras matérias feitas pelos repórteres no período em que o blog esteve no ar evidenciam o interesse em lutar pelo acesso a informação para todas as pessoas e mostram a maturidade adquirida pelos jovens além dos desdobramentos que os textos puderam gerar tais como a participação em festivais (Festival Internacional de Cultura Digital – RJ), traduções que percorreram o mundo (através da ong Global Voices) e citações nos mais importantes trabalhos (mencionados no The Data Journalism Hand book) referentes a atividades políticas populares.

Discussão

Um comentário sobre “Amigos de Januária: 1 ano de blog.

  1. Parabéns!

    Publicado por giantpanda | setembro 6, 2012, 10:56 am

Deixe um comentário

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Junte-se a 24 outros assinantes