//
você está lendo...
Textos

A REGIAO SOFRE COM O PERIODO CRITICO DA ESTIAGEM

Imagem ilustrativa

Com várias alterações no Meio Ambiente, o “homem” nos dias de hoje presencia vários fenômenos naturais estranhos que vem ocorrendo: furacões, tempestades, destruição da fauna e flora, degradações, seca… e  o que vem nos afligindo é a SECA, que esta cada vez mais intensa, prejudicando muito o meio biótico da nossa região. A Chuva já não aparece a um bom tempo, e com isso os prejuízos vem aparecendo.

Os últimos meses não foram satisfatórios para os pequenos e grandes produtores rurais do município de Januária, estamos passando pelo período da Estiagem, onde não chove há mais de 6 meses, o que preocupa os órgãos ambientais, pois isso acarreta vários danos a sociedade, como a falta de pasto para o gado se alimentar, água, lavouras, além de outros animais que sofrem  com este fenômeno, chegando até a morte.

Já é notável a preocupação dos produtores rurais. Pois com a seca as suas plantações e criações estão ficando prejudicadas, o que impulsiona vários prejuízos. Muitos comercializam ou utilizam o que produzem, entretanto este período critico não há o que tirar muito proveito da terra.

Muitas pessoas estão preocupadas, pois se continuar desse jeito tudo tende a piorar. E é nesta hora que eles buscam algum recurso para minimizar este processo, dentre eles o Pronaf-Estiagem, um recurso do Governo Federal, que beneficia os agricultores prejudicados pela seca. E essa pode ser uma das soluções, pois é uma forma viável de minimizar esses problemas, que podem aumentar cada vez mais.

Imagem ilustrativa

Em conversa com um pequeno produtor rural, o senhor  Jose Pereira da o seu depoimento a respeito da seca:

– “Como você pode ver o meu pasto, a minha plantação, a criação, a partir de alguns meses está tudo muito seco. Nesse mês de agosto para outubro, a chuva era “derradeira”, já podia esperar que ela chegava, só que com o passar do tempo o homem está usando de uma forma totalmente errada os recursos da natureza. Quando eu era jovem num era assim não, tudo funcionava muito diferente, as coisas aconteciam no seu tempo, agora ta tudo descontrolado. Falar a verdade para você, eu estou completamente chateado e preocupado com essa seca. Mais fazer o que, colhemos o que plantamos, agora é esperar para ver o que vai ser de nós.”

Mas, não é apenas os produtores rurais que são afetados. Muitas pessoas sofrem com este período seco e a saúde é prejudicada com problemas respiratórios. Portanto, precisamos ficar em alerta, nesta época do ano, pois atualmente não é só o Nordeste que sofre com forte estiagem.

O cenário que se observa é de degradação total, a natureza que possuíamos antes não é a mesma, tudo está se acabando aos poucos. Os nossos antepassados estão abismados com a atual situação que o mundo está ficando.  Vamos passar a repensar nas nossas atitudes, pois temos que fazer tudo voltar ao normal. Não fique ai de braços cruzados, faça algo e tente mudar esta triste realidade. E primeiro passo pode se a conscientização. Vamos em frente, juntos por um meio-ambiente melhor para se viver.

Escrito por: Hellhen e Rany Fagundes.

Discussão

Um comentário sobre “A REGIAO SOFRE COM O PERIODO CRITICO DA ESTIAGEM

  1. È por isso que o pessoal daí vem pro sul de minas trabalhar pois as condições daí são difíceis, mas pra Deus nada é impossível e tudo vai se resolver pode crer galera!!!!

    Publicado por Andréia | setembro 21, 2012, 5:04 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: