//
você está lendo...
Uncategorized

O blog perguntou: Os candidatos a prefeito responderam

O blog “Amigos de Januária” enviou por email as mesmas perguntas aos 6 candidatos a prefeito do município de Januária-MG.

As regras de participação foram as seguintes: As respostas seriam enviadas pelos candidatos para nosso endereço de email até uma data pré-estabelecida. No corpo do email deveria existir uma breve descrição (no máximo 4 linhas) sobre o candidato. As respostas das perguntas deveriam estar anexo no email em editor de texto Word 2003. Cada resposta deveria ter no máximo 6 linhas, caso ultrapassem o limite, o excesso de texto seria retirado. A formatação utilizada em todo o processo foi: Fonte Times New Roman, Tamanho: 12, Justificado e Espaçamento entre Linhas de 1,5.

O site “Amigos de Januária” falou diretamente com 4 dos 6 candidatos a prefeito. Os outros 2 contatos foram feitos através de assessores e via email, entretanto todos receberam nossas perguntas.

Mostraremos agora aqui no blog quem respondeu a nossa solicitação, bem como as respostas das quatro perguntas enviadas:

DESCRIÇÃO DOS CANDIDATOS (escrita por eles):

 

A – Jovino Ferreira Sá – Partido: PCdoB:

Até o fechamento desta matéria não havia enviado sua descrição.

B – Luiz Carlos Ferreira – Partido: PSOL:

É Técnico em Agropecuária pela Escola Técnica Federal de Januária; Graduado em Biologia pela PUC Minas; Pós-Graduado pela Faculdade de Araxá (MG); Mestre pela Universidade Federal de Viçosa; Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor da UFMG e presta colaboração técnica no Campus Januária […]

C – Manoel Jorge de Castro – Partido: PT:

Natural de Januária, filho de pequenos produtores rurais, trabalhou no Banco do Brasil durante vinte e sete anos pelos produtores rurais e comerciantes de Januária. Construiu sua vida política com base nos movimentos sociais. Casado há vinte e cinco anos tem três filhos e uma vida simples, como a maioria dos cidadãos januarenses.

PERGUNTAS E AS RESPOSTAS:

1)      Gastos e salários da máquina pública: Existe da parte do candidato alguma proposta para redução de gastos e salários altos que a maquina publica patrocina no cenário político municipal?

 

A – Jovino Ferreira Sá:

Sim, existe a necessidade de reestruturar o fluxograma dos cargos comissionados, extinguindo-os em sua maioria, para que estas funções sejam desempenhadas por servidores efetivos do quadro de funcionários. Certo de que na maioria das vezes estes cargos são ocupados por pessoas ligadas a administração, sendo que na maioria das vezes estes cargos são ocupados por pessoas sem qualquer capacitação para desempenhar a função.

 

B – Luiz Carlos:

Pretendemos implantar uma ampla reforma administrativa até julho de 2013, após identificarmos quais são as funções realmente indispensáveis e quais cargos poderão ser extintos. Vamos valorizar os servidores concursados, para que sejam aproveitados ao máximo nos cargos de confiança, garantindo economia e eficiência. Vamos comprar pelo pregão eletrônico, permitindo a participação de mais empresas nas licitações, garantindo uma redução nos preços, e vamos ampliar a fiscalização externa sobre os gastos públicos.

C – Manoel Jorge:

Os gastos com pagamento de salário de cargos de confiança serão obedecido e seguido em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

2)      Saúde: Quais as suas propostas para melhorar a Saúde em Januária-MG?

 

A – Jovino Ferreira Sá:

Pessoas procuraram a rede pública de saúde para cura de suas enfermidades e alívio de seu sofrimento e angústias. O sistema de saúde deve priorizar a busca por alívio, preservação a vida, de restituição da saúde e melhoria do conforto pessoal. O problema da dor, sofrimento e angústia não é uma simples questão técnica e engessada, pois a intencionalidade solidária, fraterna e confortadora depende mais de uma atitude do caráter do que do conhecimento, o sofrimento humano diz muito mais respeito à ética que à técnica.

B – Luiz Carlos:

Ampliar o PSF para todos os bairros e distritos. Implantar 5 postos avançados de saúde nas 5 regiões onde serão implantadas as subprefeituras. Atendimento odontológico e farmácias básicas em todas as unidades municipais de saúde. Atendimento 24 horas no Pronto Atendimento Municipal. Central de Marcação de Consultas e Exames, para acabar com as filas e privilégios. Implantar a UTI do Hospital Municipal. Implantar o Programa Januária 100%: 100% de abastecimento de água, esgoto e coleta de lixo na cidade e zona rural.

C – Manoel Jorge:

Em primeiro lugar passa pela valorização e qualificação do corpo funcional da saúde. Segue com a reestruturação de toda a rede da saúde, desde abertura do bloco cirúrgico, busca junto ao Governo Federal e Estadual pela instalação de UTIs e Centro de Hemodiálise, bem como funcionamento integral dos postos de saúde em todo o município.

3)      Cargos: Quem vai compor as Secretarias (mencione pelo menos 2 pessoas)? É possível assumir compromissos não partidários antes da posse ou isso será negociado depois da eleição?

 

A – Jovino Ferreira Sá:

Não tenho compromissos com financiadores de campanha, é notável que 93% dos gastos de minha campanha são de recursos próprios, a intenção é de que sejam indicados nomes de capacidades técnicas singulares para que destes nomes seja escolhido o secretariado responsável pela nossa cidade, é importante salientar que não faço NEGÓCIOS com a coisa pública, faremos um conselho de várias alas da sociedade para efetuar um crivo democrático para que estas escolhas aconteçam com transparência e responsabilidade.

 

B – Luiz Carlos:

As secretarias municipais serão compostas por profissionais de perfil técnico, que tenham amplo conhecimento das áreas em que vão atuar, ficha limpa e sensibilidade social para dialogar a todo instante com a população. Não é possível, contudo, adiantar nomes antes das eleições, o que seria uma atitude irresponsável em nossa opinião, já que só convidaremos pessoas após o resultado das urnas e durante o período de transição, que dura das eleições até a posse. Não temos nenhum acordo, partidário ou não, pré-eleitoral.

C – Manoel Jorge:

Secretariado somente será discutido após as eleições. Porem o critério para a escolha de cada pasta será em função da qualificação técnica e ouvindo os profissionais de cada segmento, como: Saúde (ouvir médicos; enfermeiros, agentes de saúde, etc).

 

4)      Participação Popular: Qual é a sua opinião sobre a participação popular através de mecanismos como a Lei da Transparência, criada em 2009, que obriga o poder público a prestar contas na internet e em tempo real sobre o orçamento público?

 

A – Jovino Ferreira Sá:

Para promover mudanças tanto no sistema político como nas perspectivas da nossa população, precisamos da participação de todos em todos os hábitos da sociedade, o desafio e o estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, portanto, pretendemos estimular a participação da sociedade, para que esta participação aconteça devemos dar transparência a coisa pública.

 

B – Luiz Carlos:

Para aproximar a Prefeitura das pessoas, vamos implantar 5 subprefeituras, para que a população dos mais longínquos distritos possa resolver seus problemas mais perto de suas casas. Vamos implantar o Orçamento Participativo, para que as pessoas possam escolher quais obras serão feitas em Januária. Também vamos implantar o Portal da Transparência, com todas as informações sobre salários, demissões, contratações, licitações, pagamentos, tudo em tempo real e com a maior visibilidade possível.

C – Manoel Jorge:

Já na abertura do nosso programa de governo diz que será um “Governo Participativo”. Entendo ser está a melhor forma de gerir os recursos públicos, ouvindo o povo e dando transparência nas aplicações dos recursos.

*Foi utilizada a ordem alfabética para compor a sequência de descrição e apresentação das respostas dos candidatos.

Discussão

3 comentários sobre “O blog perguntou: Os candidatos a prefeito responderam

  1. Muito bom essa forma de expor as propostas de governo. Democrática, mas não acessível à toda a população, já que necessita de acesso à internet. As propostas do prof. Luiz Carlos são as mais viáveis e possíveis de se realizar…parabéns pela iniciativa!

    Publicado por Junia Ferrerez Do Valle | outubro 4, 2012, 7:25 pm
    • Obrigado. Infelizmente nem todos atenderam a nosso chamado. Contamos com os leitores para que ajudem a divulgar mais o blog e informar a população.

      Publicado por Mídia Cidadã | outubro 4, 2012, 11:20 pm
  2. Como correu a eleição?

    Publicado por giantpanda | outubro 8, 2012, 2:14 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: