//
você está lendo...
Notícias, Textos

O povo inovou (e renovou) no Norte de Minas

Numa das eleições mais concorridas da história de Januária, o eleitor teve a disposição 06 opções reais de candidatos a escolha, numa clara resposta dos próprios pretendes a prefeito que era necessário uma nova alternativa. Mas ninguém imaginava que fossem tantas. As manobras finais de articulação, com candidatos desistindo para dar apoio a outro, tão esperadas e dadas como certas por muitos desta vez não vieram à tona.

A dispersão das atenções em vários candidatos levou a uma campanha menos aguerrida e com menor incidência de ataques diretos a candidatos (apesar dos tradicionais panfletos pejorativos, de conteúdo majoritariamente fictício). Mas a falta de polarização deixou o eleitor mais a vontade, sem a cobrança: “Ou você é A ou é B”.

Imaginava-se que tantas opções fosse resultar num maior comparecimento às urnas, mas o que se notou ao final do processo foi que número de ausência dos eleitores aumentou. De 25% em 2008, o número de abstenções saltou para 27,41% em 2012. Para muitos o que já parece ser uma característica peculiar do processo eleitoral de Januária, remete o desmotivação do eleitor januarense com sucessivos escândalos de seus administradores nas últimas décadas. Somente para comparação, cidades mais politizadas apresentam um índice de 16,03%, como se nota em Montes Claros, ou 18,44% em Janaúba.

O vencedor das eleições, Manoel Jorge de Castro teve sua vitória consolidada com 47,70%, 15.305 votos contra 14.706 em 2008. O atual prefeito Maurílio Neres Arruda viu sua base eleitoral minguar de 15.598 votos em 2008 para 10.576 votos neste ano.

A revés político do atual prefeito, como este insucesso na tentativa de reeleição, foi notado também em outros municípios. Parece que o eleitor está mais atento as denúncias de irregularidades administrativas dos seus gestores, como a Máfia de Combustíveis investigada pelo Ministério Público Estadual nas cidades de Mirabela, Itacarambi, Januária e Bonito de Minas. Além é claro da Operação da Polícia Federal que investigou fraudes em licitações e obras, em várias cidades do Norte de Minas, como Cônego Marinho, Bonito de Minas, Januária, Pedras de Maria da Cruz e muitas outras.

No ápice do processo eleitoral em Januária, o prefeito Maurílio Arruda ainda amargou uma visita da Polícia Federal para investigar denúncias de irregularidades na campanha eleitoral. Além disso, meses antes ele mesmo teve seus bens bloqueados na justiça devido ao rombo de mais de um milhão e meio de reais que foram recolhidos dos servidores municipais e não foram repassados ao instituto de Previdência Municipal (Previjan).

Fiscalização do MPE nas Prefeituras Municipais

Outros municípios que disseram não a reeleição ou continuidade:

E em muitos outros municípios em todo o Norte de Minas pudemos notar a preferência pela não continuidade.

O eleitor está mais atento, parece não querer permitir que prefeitos com denúncias de irregularidades continuem a governá-los, a responsabilidade administrativa agora está dividida entre o povo e o gestor. Os próprios governantes tendem a ficar mais atentos com sua administração. Se no passado se reeleger parecia fácil, pois tinham a “máquina na mão”, nesta eleição parece que o conceito foi rompido.

Discussão

5 comentários sobre “O povo inovou (e renovou) no Norte de Minas

  1. Enfim, já não era sem tempo……parbéns!

    Publicado por Junia Ferrerez Do Valle | outubro 12, 2012, 8:48 pm
  2. Excelente matéria, ilustre Raphael Mota, informativa, detalhada e pautada na seriedade dos fatos e consequências… Parabéns pelo encaixe informativo das palavras… Texto rico, fundamentado e informativo, sem tomar partido… Digno de seus feitos… Carlos Sampaio

    Publicado por Carlos Alberto Sampaio | outubro 12, 2012, 10:48 pm
  3. O eleitor está ficando escolado. É onde devem dar mesmo sua resposta .

    Publicado por CLÁUDIA | outubro 13, 2012, 7:48 pm
  4. Parabéns pelo texto claro, conciso e cheio de cidadania. Você se superou, Rapha.

    Publicado por Jorge Fernandes | outubro 14, 2012, 12:55 am
  5. Parabéns, dessa forma que conseguimos caminhar para um futuro mais próspero. Fico orgulhoso que minha cidade natal tenha, pessoas sérias e capaz de produzir uma matéria inteligente como está.

    Publicado por Fabrício Magalhães | outubro 18, 2012, 3:26 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: