//
você está lendo...
Notícias

Estudantes de Januária-MG participam do 14º CONEB da UNE

Quatro mil estudantes brasileiros e latino-americanos se reúnem no 14º CONEB da UNE que este ano contou com a presença de representantes da cidade de Januária-MG.

Foto do leitor Leonardo Gonçalves

A União Nacional dos estudantes – UNE, se reúne de dois em dois anos em um congresso chamado CONEB (Congresso Nacional de Entidades de Base), este ano em sua 14º edição. O mesmo tem como função promover o encontro de representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos do país inteiro e de organizações da América Latina para debater propostas de Reforma Universitária.

O CONEB de 2013 aconteceu na última semana (18 a 27 de Janeiro) em Recife-PE e contou com a participação de 21 delegados da nossa cidade entre estudantes do CEIVA, UNIMONTES, IFNMG e UFVJM (Pólo UAB). Destacamos que a maior participação foi do Instituto Federal do Norte de Minas que disponibilizou um ônibus para que cerca de 40 estudantes do instituto estivessem presentes, fortalecendo assim o movimento estudantil em sua instituição.

Dentre as propostas aprovadas neste CONEB encontram-se pontos fundamentais como a luta contra o sucateamento das federais e mais investimento na educação, ciência e tecnologia através dos “10% do PIB pra educação” (Campanha da UNE). O evento contou com participações importantes como a do Ministro da educação Aloísio Mercadante que fez durante o evento a exposição da conjuntura da evolução da educação em nosso país, passando pelas conquistas, projetos em tramitação e metas. Além de convidar os presentes a construir em conjunto para esta plataforma.

Por fim, o CONEB contou com atividades culturais voltadas para o Centenário de Luiz Gonzaga com o tema: “A volta da Asa Branca” que inspirou os participantes da maior mostra de arte e cultura da América Latina – 8º BIENAL – que aconteceu em conjunto com o CONEB. Januária vem crescendo como pólo educacional norte-mineiro e ao se fazer presente em um evento de porte nacional caminha no rumo certo para construção de uma juventude crítica e antenada com o seu tempo.

Por: Lais Moreira.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: