//
você está lendo...
Notícias, Textos

Brasília é logo alí

A longa história da inacabável BR-135 sempre imputou aos cidadãos de Januária um certo ar de incredulidade em relação a construção de rodovias, parecia algo dificílimo e quase instrasponível construir meros 50 km de asfalto. O município da Manga que o diga.

Mas o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso) do Governo Estadual veio provar que com organização, interesse e controle das obras públicas o que parece impossível acontece. Cerca de 26% dos municípios mineiros não tinham acesso por asfalto e agora contemplam essa infra-estrutura viária.

2012-08-31_16-14-37_11-1

Municípios circunvizinhos que sofriam com acesso precário receberam a pavimentação, e hoje a realidade destes mudou completamente. Quem poderia imaginar Cônego Marinho e Bonito de Minas estariam a pouco mais de 30 minutos de viagem? “Parece milagre” – diz a população estupefata.

Doentes graves no Bonito de Minas, muitas vezes levaram quase 2 horas para chegar a Januária por ambulância no período das chuvas, e quase sempre outras 2 horas para chegar em Montes Claros por falta de atendimento nesta. Tristes realidades da saúde que ainda não foram completamente suplantadas.

Não satisfeito o Governo Estadual anunciou ainda um programa complementar, o Caminhos de Minas que visa interligar regiões muito próximas mas que não tem pavimentação asfáltica e que são de fundamental importância para o desenvolvimento regional. Criando novas possibilidades de negócios, alternativas à assistência à saúde e diminuindo as desigualdades sociais existentes.

2012-08-31_16-19-10_78

Trecho Chapada Gaúcha – Januária, 159 km: irá criar um corredor de acesso à Capital Federal, para escoamento da produção do Norte de Minas e facilitando o acesso aos melhores tratamentos de saúde do país. Um grande leque de oportunidades de negócios surgirão a partir daí.

Trecho Chapada Gaúcha – Montalvânia, 177km: será uma importante via de ligação de produção agrícola do Goiás, Oeste do Estado de Minas diretamente com o extremo sul da Bahia, facilitando o escoamento para os portos de Ilhéus e Salvador. O município de Bonito de Minas será diretamente beneficiado, pois a maior parte desta ligação se dá em seu território.

Trecho Capitão Enéas – São João da Ponte, 60 km: Irá encurtar a distância entre Janaúba e Januária, permitindo dessa forma que Januária seja ponto de apoio ao escoamento da produção do Projeto Jaíba em direção a Capital Federal, sem a necessidade de travessia do Rio São Francisco por balsa.

Outros trechos importantes como Pedras de Maria da Cruz – São Francisco, Contorno Norte de Montes Claros, São Francisco – Serra das Araras, Pintópolis – Urucuia, irão criar novas possibilidades à toda a região.

É o momento de Januária se preparar para usufruir dos benefícios que este projeto pode gerar para o município, pois da mesma forma que ela pode ser atriz principal, pode também estar fadada a ser uma mera coadjuvante.

Chapada Gaúcha, por exemplo, inaugurou recentemente um hospital, será que ao invés de passar a tratar seus doentes e desenvolver a atenção a saúde passaremos a mandar pacientes também para lá, assim como mandamos hoje para Mirabela, Brasília de Minas e Montes Claros?

Atenção à Saúde gera dinheiro, desenvolvimento e benefícios à população, por conseqüência, basta olhar ao redor.

Texto escrito por: Raphael Mota

Discussão

6 comentários sobre “Brasília é logo alí

  1. Passou da hora do prefeito Manoel Jorge agilizar e mostrar serviço!!!

    Publicado por Fabrício Magalhães | maio 17, 2013, 1:19 pm
  2. Pelo amor de DEUS, é uma vergonha para um Brasil tão rico passar tanto tempo para asfaltar um pedaço de 150 KM. Já passou da hora…

    Publicado por MÁRCIO | agosto 27, 2013, 5:00 pm
    • quando vai ficar pronto faz 30 anos que eu não vou por ai. e vou a januaria duas veses por ano pela br 040 moro em brasilia isso e uma vergonha senhor governador de minas gerais , um pequeno trecho de apenas 150 km uma cidade tao grande como januaria uma cidade ate turistica que tem uma das melhores praia do norte de minas (quero resposta ?)

      Publicado por milton | novembro 1, 2013, 8:17 pm
  3. O Povo da nossa região infelizmente não sabe protestar por melhorias, este caso aqui citado na reportagem é meramente mais uma entre várias, precisamos é de parar o Norte de Minas todo e principalmente a região de Januária e outras cidades vizinhas obrigando o Estado e a União a resolver este problema.

    Publicado por PM | agosto 24, 2014, 1:01 am
  4. nós temos que reevindicar esse nossos direitos,vamos protestar;chamar a ateçao dos nosso governador e ate da nossa presidenta DILMA para essa situacao….. moro em brasilia , mas amo meu tejuco, 24 km de januaria mg. com fé em DEUS vamos ver esse asfalto logo logo!

    Publicado por josmario borges | novembro 26, 2014, 4:17 pm
  5. Já passou da hora desse asfalto ser concluido..faço um apelo as autoridades de MG prefeitos e vereadores mostrem serviços o asfalto ta logo ali…Em chapada gaucha tão perto são só 159 km ate Januária passando por São Joaquim. É um sonho de muita gente dessas regiões!!

    Publicado por Valdione | abril 3, 2016, 2:20 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: