//
você está lendo...
Fotos, Notícias

Comunidades do Peruaçu aprendem a fazer farinha e a gerar renda para a família

DSC06154

Produção de farinha

Arrumar e higienizar o local da fabricação da farinha, arrancar, descascar, limpar e prensar a mandioca, em seguida peneirar e torrar a uma temperatura moderada ou alta.  Foi esse um pouco do passo a passo do Curso de Produção de Farinha realizado na Associação Comunitária do Araçá no Peruaçu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

A produção de farinha nas comunidades da região já é uma prática costumeira, o curso auxiliou os participantes na preparação correta do produto segundo as regras de higienização garantindo sua boa qualidade e tornando-a uma fonte de renda para as famílias.

Dona Nair Martins Nunes da comunidade de Várzea Grande diz que gostou muito de aprender a fazer a farinha mista (obtida na mistura, antes da prensagem, da massa da mandioca ralada com massa de mandioca fermentada), “antes eu não sabia essa questão de tirar toda a goma, ela fica muito gostosa e tem essa questão da limpeza que foi uma sabedoria boa. Às vezes a gente fica do jeito tradicional e nem sempre é o mais correto, e desse jeito a gente pode vender melhor a farinha.”

Agricultores e Agricultoras participantes do curso

Agricultores e Agricultoras participantes do curso

A última atividade do curso foi aprender a embalar, etiquetar e colocar preço na farinha produzida. Ficou acertado que 50% do que foi produzido durante o curso ficaria com o produtor da mandioca e o restante com os participantes.

Essa atividade contou com a participação de 12 pequenos agricultores e agricultoras e é mais uma das ações do Projeto Peruaçu executado pela Cáritas Diocesana de Januária em parceria com o Programa Água Brasil.

Sobre Paula Alves

Comunicadora Popular Cáritas Diocesana de Januária

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: