//
você está lendo...
Textos

Nosso 2013 e o Aprender #Orbit180

Em 2013 coisas inacreditáveis aconteceram no blog, com isso aprendemos que não adianta tentar planejar tudo. Conforme o tempo passa e nosso trabalho vai sendo desenvolvido, novas possibilidades se apresentam e isso se caracteriza como reflexo de todo empenho colocado em cada uma de nossas reportagens.

Aprendemos que é muito difícil mudar a realidade e o pensamento conformista em um lugar que já passou por tantas dificuldades como nossa cidade (Januária-MG), entretanto só vamos melhorar a história de nosso município se tentarmos e acreditem o caminho percorrido pode ser muito mais interessante e desafiador do que simplesmente os resultados alcançados.

Este texto foi escrito em participação na ação internacional “Blog Action Day e Comunidades Orbit. “ O foco do projeto este ano foi “Mudança”, ou melhor “O que fez você mudar de ideia e aprender com o ano que passou”.

???????????????????????????????

Abaixo um breve resumo de nossa história:

O projeto de jornalismo cidadão “Amigos de Januária” aconteceu nos meses de setembro e outubro de 2011. Idealizado por três jornalistas (Amanda Rossi, Jamila Venturini e Fabio Oliva), contou com o opoio de diversos parceiros (ASAJAN, Rising Voices, Ong Artigo 19 e E. E. Olegário Maciel) e pessoas do Brasil e do mundo (Catarse – financiamento Coletivo).

Os “Amigos de Januária” crescem cada vez mais, contando com um numero cada vez maior de leitores inclusive fora do Brasil. Com presença em várias redes sociais lutamos para informar a população sobre os principais acontecimentos referentes à administração pública local. Fomos uma das poucas mídias januarenses a entrevistar os candidatos a prefeito nas eleições passadas e a ensinar as pessoas a conseguirem informações relevantes sobre os candidatos nas últimas eleições.

Nossos textos percorreram o mundo e puderam gerar vários desdobramentos como a participação em festivais (Festival Internacional de Cultura Digital – RJ), traduções em diversas línguas (através da ong Global Voices) e citações nos mais importantes trabalhos (mencionados no The Data Journalism Hand book) referente a atividades políticas populares.

Nós tornamos referencia em jornalismo cidadão no Brasil, tanto que fomos convidados e atualmente participamos de CAMRA, uma comunidade global de contadores de histórias, que visa divulgar vídeos e criar peças significativas curtas de jornalismo, afim de, captar e distribuir facilmente histórias e experiências utilizando o vídeo do celular.

Filmamos e documentamos algumas reuniões da Câmara Municipal de Januária-MG mostrando o funcionamento e a importância da participação popular para conhecer as decisões e se informar sobre os processos que envolvem a administração de nossa cidade.

Novos projetos e desafios estão por vir e queremos todos vocês conosco.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: