//
você está lendo...
Textos, Uncategorized

Desigualdade: essa mora ao lado #Blogactionday

Moradores de rua podem até ser comuns nas grandes capitais do país, é tanta gente desabrigada que essa dura realidade acaba passando despercebida na rotina stressante das pessoas nas grandes metrópoles. Mas o que dizer dos moradores de rua nas pequenas cidades?

Sim, este cenário esta mais perto do que você imagina, esta ao nosso lado, temos o pedinte na saída do Banco, o mendigo que dorme na porta da Igreja, o peregrino que vaga pelas ruas em busca de alimento, o drogado que pede na noite januarense para sustentar seu vício e tantos outros que a cada dia aparecem mais e mais em nossa pequena cidade.

 

“Onde está D. Maria? Você realmente se importa?”

 

E então, vamos continuar não nos importando e esperar que essa situação se torne comum e assim não precisemos nos importar?

Em pequenas cidades os moradores de rua muitas vezes se transformam em personagens da cultura popular, é o “Zé Pão Duro” a “Maria Enfeitada”, isso parece muito nobre, mas não tira a carga pesada que eles carregam diariamente para sobreviver. Todos os dias eles estão ali, esperando sua ajuda, esperando que alguém se importe, esperando serem notados, não como “Tipos Populares”, mas como seres humanos que merecem o mínimo de respeito e dignidade.

O que difere um morador de rua de você? Um teto talvez, alimento na mesa, um bom emprego! Acredite, eles são mais semelhantes do que imaginamos, eles nós lembram a todo instante que poderia ser você, ali, inerte, esperando para deixar de ser invisível, mendigando a esperança de uma vida melhor, talvez por isso incomodem tanto, poderia ser você, por isso recebem tanto não, por isso são ignorados, esquecidos.

 

 

Esse texto não tem o intuito de procurar culpados, levantar soluções ou chamar a atenção com imagens que sensibilizem e te façam curtir e compartilhar infinitamente web afora. Nossos moradores de rua não necessitam de mais exposição, eles precisam de ajuda, hoje, agora, já!

Pare, reflita, aja!

Texto escrito para o Blog Action Day: Todos os anos, desde 2007, milhares de bloggers de todo o mundo juntam-se durante um dia, para refletirem sobre um tema de grande relevância. Este ano o tema foi “Desigualdade.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: