//
você está lendo...
Imprensa, Notícias, Textos

Projeto Amigos de Januária no The Data Journalism Handbook

O Manual de Jornalismo de Dados é um livro de referência livre, de código aberto para qualquer pessoa interessada no campo emergente de jornalismo de dados.

TDJH

Ele nasceu em uma oficina 48 horas em MozFest 2011 , em Londres. Posteriormente, espalhou-se, de um esforço de colaboração internacional, envolvendo dezenas de principais defensores do jornalismo de dados e melhores praticantes – incluindo da Australian Broadcasting Corporation, a BBC, o Chicago Tribune, Deutsche Welle, o Guardian, Financial Times, Helsingin Sanomat, La Nación , o New York Times, ProPublica, o Washington Post, o Texas Tribune, Verdens Gang, País de Gales online, Zeit online e muitos outros.

O Manual de Jornalismo de Dados é uma iniciativa do Centro Europeu de Jornalismo e a Open Knowledge Foundation . É publicado pela O’Reilly Media e disponível gratuitamente on-line sob a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença.

conhecimento

Projeto Amigos de Januária mencionados no Manual como estudo de caso e exemplo na luta pelo direito a informação:

“Cidadão Repórteres Dados

Grandes redatores não são os únicos que podem trabalhar em histórias alimentados por dados. As mesmas habilidades que são úteis para os jornalistas de dados também podem ajudar os cidadãos repórteres acessar dados sobre a sua localidade, e transformá-los em histórias.

Esta foi a principal motivação do projeto de mídia cidadã Amigos de Januária , no Brasil, que recebeu uma doação do Rising Voices , braço alcance da Global Voices Online , e apoio adicional da organização Artigo 19 . Entre setembro e outubro de 2011, um grupo de jovens moradores de uma pequena cidade localizada no norte do estado de Minas Gerais, que é uma das regiões mais pobres do Brasil, foram treinados em técnicas de jornalismo de base e monitoramento do orçamento. Eles também aprenderam a fazer pedidos de liberdade de informação e de acesso a informações publicamente disponíveis a partir de bases de dados oficiais sobre a Internet.

Januária, uma cidade de aproximadamente 65.000 habitantes, também é famosa pelo fracasso de seus políticos locais. Em três mandatos de quatro anos, teve sete prefeitos diferentes. Quase todos eles foram removidos do cargo devido a irregularidades em suas administrações públicas, incluindo acusações de corrupção.

Pequenas cidades como Januária muitas vezes não conseguem atrair a atenção da mídia brasileira, que tende a se concentrar em grandes cidades e capitais. No entanto, há uma oportunidade para os moradores de pequenas cidades para se tornar um potencial aliado no acompanhamento da administração pública porque sabem que os desafios diários enfrentados pelas suas comunidades locais melhor do que ninguém. Com a Internet como mais um importante aliado, os moradores podem agora ter melhor acesso à informação, tais como orçamento e outros dados locais.

JH

Depois de participar em doze oficinas, alguns dos novos repórteres cidadãos de Januária começou a demonstrar como o conceito de acesso a dados publicamente disponíveis em cidades pequenas podem ser colocadas em prática”

Atualizações sobre o Manual de Jornalismo e Os dados serão publicados regularmente em DataDrivenJournalism.net .

Discussão

4 comentários sobre “Projeto Amigos de Januária no The Data Journalism Handbook

  1. Boa noite, somos de BH e temos a equipe dos amigos da imprensa mineira E a bancada itinerante alterosa esporte.
    queria manter contato com o responsavel pelo esporte da cidade, conseguem me ajudar:?
    031 9693-6342 email, wilisemerenciano@yahoo.com.br
    obrigado

    Publicado por wilis | setembro 27, 2015, 12:01 am
  2. Olá meu nome é Andressa Santos, sou assessora de imprensa da prefeitura de Verdelândia e gostaria de solicitar seu e-mail para mandar notícias de nossa cidade. Meu e-mail é verdelandiacomunicacao@yahoo.com.br

    Publicado por Andressa Santos | outubro 15, 2015, 2:16 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: