//
você está lendo...
Notícias, Textos

Debate entre candidatos a Prefeito em Januária-MG é destaque na cidade

 

_mg_9661

No dia 23/09/16 (sexta-feira), no auditório da UNIMONTES, aconteceu o debate político-eleitoral entre os seis candidatos a Prefeito de nossa cidade. O evento foi proposto e organizado pela Cáritas Diocesana de Januária-MG. Todos os candidatos aceitaram o convite para o debatimento, são eles: * Luiz Carlos, Ricardo Monteiro, Joãozinho Lima, Dr Marcelo, Lenice Professora e Maurílio Arruda.

_mg_9659

O debate estava marcado para as 20:00 horas e mesmo sendo necessário um cadastro prévio, para entrada, junto a instituição realizadora, todas as pessoas que foram ao local conseguiram assistir a discussão. Apesar de parte dos cidadãos presentes serem parentes, cabos eleitorais, amigos e até mesmo vereadores das chapas dos candidatos a prefeito, a grande participação popular deixou o local homogêneo e mesmo a população tendo se manifestado (palmas, barulhos, etc) em certos momentos, todo o debate aconteceu normalmente e sem imprevistos ou desconfortos.

_mg_9708

O debate teve o seguinte formato:

– Apresentação do Candidato e exposição de propostas

Cada candidato possuía um tempo mínimo para falar de si mesmo e expor suas propostas. Foi utilizado sorteio para compor a ordem das falas. Todos se mostraram seguros, mas foi possível observar através das falas quais deles possuíam um projeto de governo mais consistente e planejado.

– Perguntas através de vídeos aos Candidatos

Através de sorteio foi definida a ordem dos candidatos para responder as perguntas. Cada candidato a Prefeito respondia a uma pergunta feita em vídeo por um morador de comunidades locais da cidade. Foram abordados assuntos como transporte, saúde, educação entre outros. Nesta etapa a população conseguiu perceber quem dos presentes conhecia melhor as demandas das comunidades rurais de nossa cidade.

– Sabatina entre os Candidatos/Perguntas e Respostas

Também através de sorteio para definir a ordem de apresentação, cada candidato escolhia um dos adversários políticos e fazia uma pergunta a sua escolha. Foram abordados muitos assuntos, entretanto alguns dos candidatos preferiam falar sobre suas propostas a responder diretamente as perguntas e questionamentos. Nesta fase existia ainda a réplica e a tréplica, mesmo assim, alguns dos candidatos não usaram todo o tempo que lhes cabia para falar.

– Perguntas de Organizações e Instituições da cidade

Alguns representantes de Organizações e Instituições da cidade, tais como CDL, APAE, EMATER e etc perguntaram aos candidatos assuntos específicos referentes as áreas de atuação dessas entidades, sendo assim questionamentos como comercio, agricultura familiar, educação e saúde foram abrangidos neste bloco. Mesmo a instituição sendo clara em suas perguntas, alguns dos candidatos não responderam diretamente ao questionamento, e mesmo sendo questionados novamente através de réplica preferiram falar de forma abstrata a dar uma resposta concisa as questões levantadas. Foi observado o nervosismo ou até mesmo despreparo de certos candidatos no enfrentamento a algumas questões levantadas. A ordem das perguntas e respostas também seguiu sorteio.

– Mediador pergunta aos candidatos

Através de sorteio o mediador chamava os candidatos que respondiam a uma pergunta previamente elaborada. Foi possível conhecer um pouco mais sobre as propostas dos candidatos em assuntos mais específicos, como por exemplo, saneamento básico, acessibilidade e etc. Certos candidatos se mostraram inseguros quanto aos assuntos perguntados.

– Despedida dos candidatos

Por fim, também através de sorteio, cada candidato possuía um tempo mínimo para as considerações finais. Eles aproveitaram para agradecer o convite, falar sobre a campanha, convidar os eleitores a votarem em sua chapa e também informes e convites para a população. Assim se encerrou o debate.

anigif

Prós e contras do Debate: foi um momento muito válido para a população januarense e a participação de todos os candidatos foi muito boa, pois permitiu um conhecimento geral e comparação de todos os seis candidatos a prefeito, suas propostas e pensamentos. Por outro lado o evento poderia ter sido em um local maior, permitindo mais lugares para a população e até mesmo uma melhor divulgação, grande parte dos januarenses não sabia do debate e quando soube os lugares já haviam se esgotado, pois era necessária uma inscrição antecipada para a participação. As perguntas feitas no debate e até mesmo vídeo, poderiam ter sido mais bem elaboradas, questões muito grandes e que envolvem número de leis e resoluções, nem sempre são de conhecimento popular e dificultam o entendimento e objetividade da pergunta até mesmo para o candidato. No geral foi um debate muito tranquilo, baseado no respeito entre todos os participantes. Quem estava presente com certeza gostou. O site apoia e parabeniza esta iniciativa!

Informações importantes: o debate foi transmitido em tempo real por uma rádio da cidade e filmado pela TV local, fiquem atentos à mídia januarense nos próximos dias, pois muito provavelmente, o debate será retransmitido.

Observação: o site optou por não analisar individualmente a participação de cada candidato, por isso usamos um tom mais geral para esta matéria, a fim de apenas informar como ocorreu o debate e quais foram nossas impressões. O ideal é que todos pudessem ter assistido para então tirarem suas próprias conclusões e escolherem seus candidatos. Tentamos ser neste texto o menos influenciável possível. Esperamos que tenham gostado!

*os nomes dos candidatos foram citados nesta matéria conforme a ordem que aparecem no site da justiça eleitoral (http://migre.me/v3zhk).

Discussão

2 comentários sobre “Debate entre candidatos a Prefeito em Januária-MG é destaque na cidade

  1. A equipe da página fez um belíssimo trabalho, passando informações de modo esclarecedor e sem tomar partido. Parabéns e obrigada.

    Publicado por Leila chenia Bezerra | setembro 24, 2016, 6:39 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: