//
você está lendo...
Uncategorized

VI Cavalgada Ecológica do rio dos cochos

Neste domingo, dia 16 de dezembro a Assusbac (Associação dos Usuários da Sub Bacia do Rio dos Cochos) e o Clube do Cavalo estarão realizando a VI Cavalgada Ecológica que sairá as 9h da manhã da comunidade de sambaíba a 22 km da sede de Januária a beira da estrada que vai para Bonito de Minas.
A VI Cavalgada Ecológica acontece para resgatar a cultura, proporcionar a integração entre as comunidades e ao mesmo tempo fortalecer as iniciativas econômicas ambientais que vem resgatando a vida do rio dos cochos.
A Cavalgada Ecológica é realizada desde 2003 e tem como objetivo geral a integração e conscientização ambiental, o fato de o debate acontecer em meio ao resgate da tradição da cavalgada atrai diversas pessoas.
Este evento este incluído dentro do Programa de Recuperação e Preservação do Rio dos Cochos, antes da Cavalgada as comunidades eram bastante individualizadas e isto dificultava ações integradas para recuperação do rio. Hoje ainda existe o desafio, são 38 km de extensão do rio para recuperar, com a integração das comunidades na cavalgada a possibilidade das atividades coletivas aconteceram, como a apicultura, extrativismos além das barraginhas nas diversas estradas que perpassam o rio.
Além das atividades ambientais e econômicas é possível acompanhar a união cultural destas comunidades que hoje realizam celebrações religiosas e diversas festejos em comunhão.
A Cavalgada foi à estratégia fundamental para construir a mobilização e integração entre as comunidades, para que assim, o Projeto de Recuperação e Preservação do Rio dos Cochos conseguissem atuar não apenas em uma comunidade mais em todas e de fato conseguir recuperar o rio dos cochos. Com as iniciativas coletivas dos moradores da sub-bacia ganha o rio que volta a correr e ganha o povo que tem os recursos hídricos disponíveis.

Há dez anos a Cáritas Diocesana de Januária é parceira das comunidades rurais de cabeceira dos cochos, sumidouro, sambaíba, mamede, roda d’água e são bento que são usuários do rio e vem lutando para recuperar e preservar o rio dos cochos, que é fonte de água pra beber e produzir alimentos e sem o qual não podem viver.

Estratégias de Mobilização do Povo (6)

  1. 1.      Programação

 

9h – Café da manhã e concentração na comunidade de Sambaíba

9:30 – Saída da cavalgada sentido comunidade de Roda D’água

1° Parada – Passagem Molhada do Mamede

Debate: Importância de recuperação das águas e estratégias de recuperação Debatedor: Jacy Borges – Coordenador do Projeto de Revitalização e Recuperação do Rio dos Cochos/ agente Cáritas Diocesana de Januária

10h –

2° Parada – Identificar uma abelha nativa pelo caminho

Debate: Importância das Abelhas Nativas

Debatedor: Prof° Rogério Marcos – Instituto Federal Baiano- Campus Catu, Bahia.

11h-

3° Parada – Trecho de Adequação de estrada comunidade Roda D’água

Debate: Políticas Publicas ambientais para recuperação e preservação das águas.

Debatedor: José Geraldo Ribeiro de Matos – membro da Assusbac( Associação dos Usuários da Sub- Bacia do Rio dos Cochos) e vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Januária.

11h30- Conversa aberta

12h – Almoço de Confraternização e cultural

 

Sobre Pri

Comunicadora popular da rede ASA(articulação do semiárido brasileiro), Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e contribuo com a rede Amigos de Januária.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: