//
você está lendo...
Imprensa

Raio X: Escritora Cátia Barbosa

IMG_0841

Hoje o blog vai falar de uma escritora quase januarense, Cátia Barbosa é professora de português, formada em letras pela Unimontes Januária-MG, casada, mãe de 3 filhos, criadora de diversos sites e blogs, autora do ebook “Arte Fácil” (para professores de Arte – Ens. Fund.), escritora do livro “Mãos de Chocolate” (Editora LivroPronto) e atualmente escreve na web seu próximo livro, “Dodge, o passarinho que não sabia voar”, do qual falaremos mais a respeito.

Apesar de carioca e hoje residir em Montes Claros-MG, Cátia viveu em Januária por cerca de 14 anos e assim acabou adquirindo um carinho especial por nossa cidade, de onde tira inspiração para muitos de seus textos. Ela criou o blog http://dodgeopassarinho.blogspot.com.br/ onde conta quase que diariamente um pouco da história do personagem principal do livro. Dodge, um pássaro da espécie casaca-de-couro, encontrado em poucos lugares do Brasil, inclusive em Januária-MG onde aparece sempre. “É um belíssimo pássaro, com um canto maravilhoso. Então, conto a história que aconteceu no meu quintal”, disse Catia a respeito do livro on-line que vai se desenvolvendo a cada dia.

Casaca de Couro

Passáro casaca-de-couro – Imagem: Elton Abreu – Flickr: http://flic.kr/p/8KebVZ

Vamos ler um trecho do livro?

 “E o pobre Dodge, com os olhos cheios de lágrimas, querendo pular no colo da mamãe, teve que se levantar. Mas o café da manhã não desceu. Teve que ficar em jejum. Ceci já estava lá embaixo, fazendo suas peripécias. __ Filho, você precisa sentir que é um pássaro; está em sua alma. Voar é liberdade, você precisa sentir. Respire fundo e vá tentando aos poucos. Mamãe está aqui para te ajudar. E dizendo isso, foi dando bicadinhas no filho, empurrando-o para fora do ninho, nos galhos da laranjeira, como havia feito com Ceci um dia antes. Dodge estava com o coração aos pulos e suas perninhas tremiam tanto que ele mal podia parar em pé, mas foi seguindo sua mãe.”

Desde a adolescência Cátia Barbosa já escrevia suas poesias, em 2011 lançou seu primeiro livro, “Mãos de Chocolate”. Seus temas preferidos são romance, histórias infantis, animais e temas polêmicos como homossexualidade, racismo, deficiências, etc.

Seus livros misturam ficção e realidade, “O Mãos de Chocolate, por exemplo, é uma história que, apesar de fictícia, pode e acontece todos os dias. O Dodge, eu me inspirei em uma família de passarinhos que vivia em meu quintal, mas a situação que eles vivem acontece o tempo todo”, respondeu Cátia a nossa equipe.

Questionada sobre a literatura januarense, ela acredita que vem crescendo muito atualmente, também lembra nomes como Vicente Bastos, que escreve poesias belíssimas, Maurílio Arruda, também poeta e o escritor Rubens Lima (entrevista dele aqui), um adolescente com um talento muito promissor. Sobre melhorias na parte cultural acrescenta “O incentivo, por parte da comunidade e dos governantes. Afinal, publicar um livro é muito oneroso. Acho que deveria haver um projeto que realmente incentivasse a literatura em Januária.”

Cátia Barbosa também já lançou um ebook Manual de Redação, participou de uma coletânea de contos, da Editora LivroPronto, onde escreveu: O Velho Homem do Rio e atualmente mantêm diversos blogs na web. Segue links para acompanhar o trabalho da escritora:

http://artexpressaodevida.blogspot.com.br/

http://www.artexpressaodevida.net/

http://dodgeopassarinho.blogspot.com.br/

http://redacaoceiva.blogspot.com.br/

http://www.carallumaeutomo.blogspot.com/

*Gostou deste texto? Conhece algum januarense que também merece passar pelo Raio X do nosso blog? Basta mandar um email para amigosdejanuaria@yahoo.com.br

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Realização

Amigos de Januária

Apoio

TRANSLATOR

Eu leio amigos de Januária:

Junte-se a 23 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: